Brasil se torna o segundo país com maior número de mensagens de spam

27 de abril de 2011

« Voltar para as notícias do dia

AVG Technologies anunciou o resultado do seu Relatório Mundial de Ameaças à Segurança. A pesquisa relata um estudo desenvolvido entre janeiro e março de 2011 sobre o desenvolvimento das ameaças online. Alguns dos principais pontos do estudo são:

  • Aumento do número total de ataques globais, com destaque para os ataques a usuários do Facebook, que triplicou nos últimos 12 meses.
  • Brasil se torna o segundo país com maior número de mensagens de spam, atrás apenas dos Estados Unidos.
  • Explosão dos Blackhole Exploit Kits: em apenas uma semana, em fevereiro, os ataques Blackhole aumentaram de algumas centenas para 800 mil por dia.
  • Aumento do número de malware para Android.

Com o aumento do uso de smartphones, foi possível notar também um aumento das ameaças a esses dispositivos, especialmente para o sistema Android. A AVG bloqueou em média 100 mil spams e mensagens maliciosas de texto por dia. É citada também a existência de soluções adicionais para esses dispositivos, como o AVG Mobilation, que segundo Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil, “está ajudando a impedir usuários de baixar mais de 10 mil aplicativos infectados por dia”.

Os dados e estatísticas do estudo, durante os 3 meses em que foi realizado, foram coletados a partir do AVG Community Protection Network, uma rede de colaboração online com clientes e usuários da AVG Technologies.

A íntegra do relatório, em inglês, pode ser baixada aqui.

« Voltar para as notícias do dia

Veja também:
WordPress 3.1.2 disponível - release de segurança disponível
Carta aberta do OWASP ao Governo Brasileiro


AddThis Social Bookmark Button

Enviar Comentário